Tudo o que você precisa para construir o físico dos seus sonhos!

Login

Carrinho

Faça parte,
é GRÁTIS!

4 Dicas Nutricionais Fitness para Pessoas sem Tempo

NUTRIÇÃO | 19 de Março de 2021

AS CONTROVÉRSIAS ENTRE CARBOIDRATOS E GORDURAS

Victor Horta

Victor Horta

Coach Físico

Dentre as controvérsias com relação ao consumo de gorduras e carboidratos estão as quantidades ideais de ingestão, o quanto o consumo elevado de carboidratos irá gerar a gordura, se o consumo de gorduras é bom ou ruim, etc, esse será o foco.

DUAS (OU TRÊS) ABORDAGENS ALIMENTARES

Geralmente, o pessoal cai em uma ou duas linhas de pensamentos sobre a ingestão de gorduras ou carboidratos ser bom ou ruim. Há duas Décadas atrás, o foco dos conselhos alimentares eram mais ou menos com pensamento de que “gordura é ruim” e “carboidrato é bom”.

Muitas tentativas de promover as dietas chamadas “High fat” ou “Low carb” foram desencorajadas e tidas como erradas embora pesquisas mais atuais já evidenciam quê, mesmo que para alguns indivíduos ( geralmente aqueles com resistência à insulina) alto consumo de gordura conciliado com menor ingestão carboidratos pode ser benéfico e preferido.

No entanto, para maior parte, vamos colocar quê a maior parte das Dietas ainda mantenho o pensamento de carboidrato= bom, gordura= ruim.

As duas linhas de pensamento Podem trazer à mesa dados impressionantes ( ou que pelo menos parecem impressionantes) mas, como de praxe, situações extremas são invariavelmente incorretas e a verdade finja se colocar em algum lugar entre as duas, e esse debate em particular não será diferente.

O terceiro grupo ( no qual nos incluímos) reconhece que a relação do consumo de carboidratos e gorduras ser bom ou ruim depende do contexto. As fontes de carboidratos e gorduras, o resto da Alimentação, objetivos individuais, genéticas, atividades físicas, etc, são todos fatores a serem analisados. Então simplesmente recomendar ou sugerir que x ou Y é bom ou ruim, seria nesse caso simplesmente incorreto.

Talvez o modo mais sucinto de descrever o que eu estou a detalhar é que não existe comidas boas ou ruins apenas dietas boas e ruins. Isso é, de acordo com o contexto de uma dieta ou uma situação individual, uma comida específica pode ser excelente; diante de outras circunstâncias pode ser uma escolha ruim.

O QUE O CORPO REQUER?

Porque alguns de meus comentários façam sentido, eu tenho que cobrir um pouco sobre a fisiologia dos nutrientes, principalmente aquelas envolvidas nos requerimentos de carboidratos diário.

Já tô indo trabalhado com vários estilos de Alimentações e vários princípios, posso dizer que não existe um requerimento fisiológico restrito para consumo de carboidratos ( Esse é um fato que é regularmente usado para entusiastas de dietas “low carb”).

Muitos tecidos do nosso corpo podem apronto usar ácidos graxos para combustível assim como a glicose. Existem alguns poucos tecido como medula renal, células vermelhas do sangue e algum outro que usa somente a glicose. No entanto, essas células essencialmente fazem sua própria glicose porque reciclar o ácido láctico( produzido pelo metabolismo da glicose) de volta à glicose.

O cérebro está em uma categoria estranha. Na maioria das condições, ele se volta essencialmente para glicose. E embora não possa usar os ácidos graxos diretamente, pode usar o combustível derivado do ácido graxo na forma de Corpos ketogenicos. Depois de mais ou menos 3 semanas de adaptação para o uso de corpos ketogenicos, o cérebro precisa apenas por volta de 25 gramas/ dia de glicose, que podem ser feitos pelo próprio corpo (no fígado e nos rins) de fontes como ácido lático, aminoácidos e glicerol.

Mesmo que vários artigos e pesquisas atuais já firmar em quê não existe um requerimento diário para ingestão de carboidratos muitas autoridades No que diz respeito à nutrição e dietas ainda insistem que a maioria os macronutrientes consumidos diariamente devem ser carboidratos (50-60% ou mais).

Existem pesquisas que afirmam que o corpo humano não precisa do consumo de carboidratos então depois conclui que uma dieta adequada deve conter pelo menos 50% de calorias vinda dos carboidratos. Não faz sentido algum.

Ao mesmo tempo, Fora de alguma pequena quantidade de ácidos graxos essenciais requeridos (poucas gramas diárias de oléos de peixe, EPA/DHA), as gorduras não são tão requeridas pelo corpo também. Todos esses tecidos mencionados acima irão usar a glicose se fornecida ( o coração é uma exceção, quase exclusivamente usa ácidos graxos como combustível) e o corpo pode fazer ácidos graxos de outras fontes se for preciso ( esse caminho não é muito utilizado nos humanos, mas em algumas condições podem ser relevantes).

Então, fora desse requisito mínimo de gorduras, alguém pode argumentar que não existe uma necessidade fisiológica para gorduras também.

Então, o que realmente o corpo requer em bases diárias se não existem requerimentos para ingestão de gorduras ou carboidratos? Bem, fora da água e o ar, existem 8 aminoácidos essenciais que temos que ingerir a partir da alimentação, tem essa pequena necessidade de ácidos graxos e claro vitaminas e minerais. Todo o resto, estritamente por dizer é opcional.

Deveria se notar que, para evitar que fique faminto até a morte, calorias suficientes serão requeridas. Enquanto, é geralmente irreal consumir todas suas calorias diárias através das proteínas uma certa quantidade de carboidratos Igor duras serão necessárias para suprir as necessidades energéticas do corpo.

Mas Note que, Como dito acima, a maioria dos tecidos do corpo tem uma grande flexibilidade em usar carboidratos quando estão disponíveis ou gordura quando estes não estão. Também veja que , o corpo tem a sua própria reserva de energia, primeiramente na forma hoje gordura que é mobilizada quando suficientes quantidades de outros nutrientes não estão disponíveis.

ENTÃO PORQUE MUITOS ARGUMENTAM QUE CARBOIDRATO É BOM E GORDURA RUIM?

Mesmo que de uma visão fisiológica não exista requerimentos de carboidratos em uma dieta humana, o conselho nutricional mais comum é a redução do consumo de gordura e a elevação do consumo de carboidratos como fonte energética. Vou destrinchar essa questão partindo desse princípio.

Uma boa pergunta para essa situação pode ser o porque de se ter essa abordagem. Enquanto eu não posso ler as mentes desses profissionais o que eu Suponho é que todos temos que comer algo e carboidratos são as fontes mais disponíveis.

Existe usualmente um limite para a quantidade razoável de proteína a ser consumida ( e muitas autoridades são também contra uma alimentação baseada em uma alta ingestão de proteínas também) O que significa que o resto da Alimentação, em termos de energia, deve ser consumido de carboidratos ou gorduras.

Nos anos 70, criou-se o estigma contra a ingestão de gorduras e ele prevaleceu. As gorduras eram indicadas como a causa de doenças do coração, infarto, obesidade, ou qualquer outra coisa a culpada era a gordura.

Pelo fato de que as pessoas têm que comer alguma coisa e esse estigma envolta das gorduras ( alguns com fundamento outros não) os criadores das recomendações alimentares sugerem uma alta ingestão de carboidratos como padrão.

SHAPE DE ELITE

Premium Banner gives you a wide range of styles and options that you will definitely fall in love with
Fique Sempre ATUALIZADO!

UTILITÁRIOS ELITE

Premium Banner gives you a wide range of styles and options that you will definitely fall in love with

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

shop-banner-spring

SOU DE ELITE

Premium Banner gives you a wide range of styles and options that you will definitely fall in love with

MÍDIAS SOCIAIS

  • Twitter
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
Fique Sempre ATUALIZADO!

Receba em primeira mão os novos artigos, vídeos, recursos e ofertas especiais do Atleta de Elite.